top of page

Brazil Forum UK 2022

Atualizado: 17 de out. de 2022

Neste último fim de semana, entre os dias 25 e 26 de junho, foi realizado em Oxford, Inglaterra, a edição 2022 do Brazil Forum UK. Este evento une estudantes brasileiros a especialistas, políticos e formadores de opinião que buscam, em conjunto, pensar quais os possíveis caminhos para um Brasil mais justo e inclusivo.

Foram dois dias com painéis voltados às temáticas sobre: crise econômica no Brasil, saúde e combate à pandemia, fim das milícias, desenvolvimento e inovação nas cidades brasileiras, transição climática, Amazônia e visão da comunidade internacional em relação ao país. Os painéis foram realizados na Blavatnik School of Government, um dos mais novos prédios da Universidade de Oxford, que reúne cursos voltados para a área de políticas públicas.

Os convidados para o evento trouxeram, além de suas experiências profissionais, visões de como o Brasil pode enfrentar os principais desafios de hoje em dia, principalmente no setores socioeconômico e ambiental.

1º Painel: Amanhã vai ser outro dia? Este painel contou com a presença de Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil e o Ministro do STF e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Barroso. O principal tema da primeira reunião foi acerca dos avanços institucionais para garantir que a democracia seja conservada e aprimorada no Brasil.

2º Painel: Crise econômica ou falta de planejamento? Políticas para tirar o país da crise. Os panelistas desta temática foram André Perfeito, Economista-chefe da Necton Investimentos; Ciro Gomes, político e ex-governador do Ceará; Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES; e Vilma da Conceição Pinto, Economista e Diretora da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal. Os panelistas abordaram a temática sobre políticas fiscais no Brasil e sua importância na diminuição da desigualdade social.

3º Painel: Fim das milícias: desmilitarizar a polícia é o caminho? Maurício Moura, CEO do Instituto IDEIA, foi um dos panelistas no tema sobre milícias. Esse painel também contou com a presença de Martha Rocha, deputada estadual pelo PDT-RJ; Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil; e Bruno Paes Manso, Jornalista, Pesquisador no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e autor do livro República das Milícias. O debate foi sobre a existência de grupos paramilitares dentro das forças policiais e como essa relação se manifesta em questões como violência policial, corrupção, abusos de poder e descontrole estatal.

4º Painel: Saúde, qualidade de vida e combate à pandemia: como o Brasil deve se preparar? Este painel contou com a presença de João Doria, ex-prefeito da cidade de São Paulo e governador do estado de São Paulo; José Gomes Temporão, médico, professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz; e Romina Genovesi, líder de projetos da Delivery Associates. A discussão foi sobre estratégias e planos do governo para a contenção de crises da saúde pública e combate à pandemia.

5º Painel: Onde a vida acontece: cidades como indutoras de desenvolvimento e inovação. Com a presença de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Andreza Aruska, diretora do Centro Latino-Americano da Universidade de Oxford, o principal tema abordado foi sobre as tomadas de decisão a nível municipal que impactam diretamente a vida da população. Foram apresentadas ideias de como captar recursos e promover uma governança eficaz capaz de acelerar as mudanças a nível local.

6º Painel: Amanhã vai ser maior? Os novos desafios da política brasileira de 2023. Como convidados, o painel contou com a presença de Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados; Renata Souza, deputada estadual PSOL-RJ; Rosana Pinheiro-Machado, professora no Departamento de Ciência Política e Sociais da Universidade de Bath; e Eliziane Gama, senadora pelo Cidadania-MA. Os palestrantes trouxeram o discurso sobre renovação política no Brasil e as diferentes questões a serem priorizadas dadas as novas demandas da sociedade brasileira. Trouxe também reflexões importantes sobre o cenário eleitoral do país em 2022.

7ª Painel: O Nordeste na construção da transição climática do Brasil. Os palestrantes foram Jean Paul Prates, senador, advogado, economista, ambientalista empreendedor e dirigente sindical; Everaldo Feitosa, presidente da Eólica Tecnologia Ltda.; e Camila Ramos, diretora geral e fundadora da CELA – Clean Energy Latin America. O objetivo principal do painel foi compreender a chance de desenvolvimento regional apresentado ao Nordeste como fonte de energias renováveis para o Brasil e suas dificuldades de implementação e crescimento sustentável.

8º Painel: Amazônia: construindo uma economia para a floresta e para as pessoas. O painel voltada à temática ambiental convidou Francisco Piyãko, liderança do povo Ashaninka (Acre), pré-candidato a Deputado Federal (PSD) e ex-assessor da Presidência da Funai; Maria Farias, amazônida, trabalha com comunidades tradicionais e economia sustentável; Miguel Moraes, diretor da Conservation International no Brasil; e Txai Suruí, ativista do povo Paiter Suruí e coordenadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia. Neste painel, os convidados falaram sobre a preservação da floresta amazônica e a utilização de recursos naturais para o desenvolvimento socioeconômico nacional.

9º Painel: O Brasil visto de fora: qual o lugar do Brasil no mundo? O painel de encerramento do evento contou com a presença de Ngaire Woods, reitora e fundadora da Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford e Miguel Angel Santos, professor convidado da LSE e professor adjunto na Harvard Kennedy School of Government. Ambos falaram sobre a visão do Brasil e da política nacional no cenário internacional e as possíveis ameaças ao processo democrático brasileiro.

De modo geral, o evento contribui significativamente para a continuidade dos debates relevantes para contexto político e social do Brasil. Com estudantes provenientes de diversas universidades reconhecidas internacionalmente, a troca de conversas, debates e conhecimentos agrega ainda mais o currículo profissional e pessoal de quem esteve presente ou assistiu ao evento.

Este tipo de projeto é importante para que o debate sobre política brasileira esteja presente não só no contexto nacional, como internacional. Neste momento específico, a alguns meses de distância das eleições presidenciais no Brasil, se faz cada vez mais importante debater assuntos voltados à construção democrática, políticas ambientais e políticas públicas no cenário nacional.

O contato com políticos, especialistas e formadores de opinião também é extremamente relevante. Em primeiro lugar porque há uma troca de conhecimento imprescindível para aqueles que ainda estão no meio acadêmico. Em segundo lugar porque serão os jovens de hoje que construirão novas políticas e uma nova visão do cenário político, econômico e social no futuro.

Por isso, a troca de conhecimento, ideias e discursos entre pessoas que já exercem cargos profissionais e jovens recém inseridos neste meio se torna tão importante. É com este tipo de projeto que se consegue abranger temas políticos de forma mais consistente e acessível a todos.

Todas as palestras foram transmitidas ao vivo pela plataforma no Youtube do Brazil Forum UK, para assistir aos debates, clique aqui.

Para acompanhar o evento e ter acesso às mídias completas, acesso o site brazilforum.org e os acompanhe pelas redes sociais via Facebook, Instagram, Twitter, e Linkedin.

Não deixe de nos acompanhar nas redes do Instituto IDEIA para se atualizar sobre novos eventos e pesquisas realizados por nós.

Comentários


bottom of page