top of page

Conversa com Maurício Moura: Eleições Presidenciais na França e Parlamentares na Hungria.

Nesta conversa, Maurício Moura fala sobre o primeiro turno das eleições presidenciais francesas, no dia 10/04. Entre candidatos de esquerda, direita e centro, Emmanuel Macron e Marine Le Pen receberam o maior número de votos, mas como nenhum deles ganhou mais de 50%, eles vão para um segundo turno, que também será em um domingo, no dia 24 de abril. Seus discursos foram muito pautados na agenda imigratória, demandas da União Europeia, conflito na Ucrânia e economia francesa.

De modo geral, esta eleição pode ser definida como um embate entre o presidente que é amplamente visto como elitista e fora de contato, ou a desafiante mais conhecida por sua retórica inflamada sobre o Islã e apoio a autoritários.

Em paralelo, a Hungria elege pelo quarto mandato consecutivo o primeiro ministro nacionalista Viktor Orbán. O governo de Orbán é conhecido pela relação conflituosa com a União Europeia. Recentemente, o líder húngaro também foi pressionado pela comunidade internacional ao se posicionar de forma neutra em relação à guerra na Ucrânia, país que faz fronteira com a Hungria. Viktor busca manter boas relações com a Rússia, grande aliada comercial e que possui forte relacionamento político com a Hungria. Assista ao vídeo completo para entender quais as perspectivas e impactos de ambos os processos eleitorais. Vídeo: Maurício Moura e Rayra Fortunato.

bottom of page